Empresário Antonio Gentil é distinguido com o Mérito Deífilo Gurgel

Em por Roberta Pimenta
Atualizado em 24 de novembro às 15:40


boticario gentil negocios antonio gentil

Fundador e mantenedor da Associação Espaço Cultural Cleto Souza em sua cidade natal, Campo Grande -RN, o empresário Antonio Gentil será agraciado com a Medalha do Mérito Deífilo Gurgel. A solenidade de entrega da honraria acontece nesta quinta-feira, das 19 às 20h, na Pinacoteca do Estado e homenageará outros agentes culturais.

O Mérito é outorgado pela Fundação José Augusto e distingui pessoas e instituições que se destacaram na salvaguarda da Cultura de Tradição, além de prestar uma justa homenagem ao advogado, professor universitário, administrador público, antropólogo, folclorista, poeta e historiador Deífilo Gurgel.

A Associação Espaço Cultural Cleto Souza foi fundada em 1996 por Antonio Gentil, Graça Souza e Neuraci Vieira.  Mantém em funcionamento biblioteca, escolinha de informática, pinacoteca, brinquedoteca, relicário de Sant’Ana (padroeira da cidade), sala de produção de arte e artesanato, auditório, videoteca, museu e casa de música. A sua escolinha de flauta doce deu origem a uma Orquestra Filarmônica e direcionou três ex-alunos a cursarem música na UFRN.

Entre as parcerias que o Espaço Cultural desenvolve, Antonio Gentil ressalta a realizada com a Fundação José Augusto pelo simbolismo. “A interiorização das ações culturais do Governo do Estado, via as Casas de Cultura, encontrou em Campo Grande uma entidade de caráter privado  já funcionando e produziu um exemplo que pode ser reproduzido em outros municípios, que é o consórcio entre o público e o privado, no apoio à cultura”, frisa.

medalha


Comentários

Deixar uma Resposta