Estudantes interditam marginal da BR em protesto pelo Circular da UFRN

Em por Jacson Damasceno
Atualizado em 24 de abril às 19:47


Foto: eu mesmo (Tudo bem, não sou o mestre Canindé Soares, mas foi o que deu pra fazer com o celular e a preguiça de subir na passarela)
Foto: Eu mesmo (Tudo bem, não sou o mestre Canindé Soares, mas foi o que deu pra fazer com o celular e a preguiça de subir na passarela)

Eu estava agora há pouco no Via Direta, por volta das 19h, quando ouvi foi o baticum!

Bum! Ta! Ta! Bum!

Bater de lata maior do mundo. Eram os estudantes da UFRN fazendo um protesto na marginal da BR-101 pela manutenção do Circular do Campus. Confesso que deu saudade da época de estudante. Molecada nova, bonita, gritando por alguma coisa.

Falo isso, porque se for protesto de boa, pacífico e ordeiro como estava ocorrendo, dou o maior valor. Político só entende as coisas na cacetada.

A turma gritava palavras de ordem também contra o Seturn. As polícias Rodoviária Federal e Militar observavam o protesto, mas nenhum incidente havia sido registrado. Claro, o trânsito ficou aquele fuzuê.

Pelo menos segundo o plantão da PRF, até agora (19h50) o protesto continua.


Polícia Civil prende acusado de estuprar menina há quase vinte anos

Em por Jacson Damasceno
Atualizado em 24 de abril às 16:29


infantilPoliciais civis da Delegacia de Capturas (Decap) prenderam na manhã dessa quinta-feira (24), no bairro do Alecrim, um homem identificado como Relemberg Luiz de Oliveira, de 42 anos. Ele é acusado de ter cometido um estupro contra uma adolescente de 14 anos, crime ocorrido no ano de 1995, na cidade de São José de Mipibu-RN.

O homem foi detido em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Vara Única da Comarca de São José de Mipibu-RN. O documento, datado de março de 2012, aponta uma sentença condenatória contra o acusado de nove anos e nove meses de reclusão.

Na delegacia, Relemberg negou as acusações. “Ela era minha namorada e eu costumava dormir na casa da mãe dela, não houve estupro”, alegou. Aos prantos, ele disse que na época a mãe da menor o denunciou à polícia, tendo ficado preso apenas durante um mês e meio. “A mãe dela retirou a queixa logo depois, eu não passei muito tempo preso. Não sabia nem que existia essa condenação contra mim”, justificou. Relemberg ficará recolhido à disposição da Justiça.

Fonte: Degepol


PF apreende 50kg de crack no Oeste do estado

Em por Jacson Damasceno
Atualizado em 24 de abril às 10:24


achado pm

A Polícia Federal prendeu por tráfico de drogas ao meio dia desta quarta-feira, 23 de abril, em São Miguel/RN, Região do Alto Oeste, um comerciante sul-mato-grossense, 31 anos; um motorista potiguar, 53 anos e um comerciante paraibano, 37 anos. Eles foram flagrados com 50 quilos de crack que vinha de MT e seria distribuído na região do Seridó.

As prisões aconteceram quando os policiais abordaram o trio que vinha, há dias, sendo investigado por suspeita de tráfico naquela região. Eles estavam em dois veículos: uma saveiro e um gol, quando foram parados em um posto fiscal de São Miguel. Ao serem entrevistados, aparentaram grande nervosismo, o que levou a desconfiança de que os carros pudessem conter droga nos seus compartimentos.

Os homens foram então conduzidos para a sede da Delegacia da PF em Mossoró, onde os veículos foram minuciosamente revistados e a droga encontrada sob a forma de 49 tabletes escondidos na forração das portas e na carroceria.

Os acusados receberam voz de prisão e foram autuados por tráfico interestadual. Eles estão recolhidos, à disposição da justiça, na Cadeia Pública de Mossoró.

Somente este ano, a Polícia Federal já apreendeu quase 220 quilos de drogas no RN. A maior quantidade é de maconha.


Morte de estudante na C. da Esperança não foi fatalidade

Em por Jacson Damasceno
Atualizado em 23 de abril às 21:55


adolescentesApresentei o Jornal do Dia 2ª edição agora à noite, na TV Ponta Negra.

E noticiamos do local, ao vivo, o caso do estudante que atirou em outro na escola da Cidade da Esperança. Érick Bruno Pontes, de 15 anos, foi morto com um tiro no peito, disparado por um colega da mesma idade, no estacionamento da escola estadual Raimundo Soares.

Ao repórter Sérgio Costa, o diretor da escola, Bruno Lima, disse que o que ocorreu foi uma fatalidade.

Aqui todo o meu respeito à dor e à situação do diretor, que também é uma vítima e como todos os colegas sofre as agruras da profissão no sistema público.

Mas quando um diretor de escola diz na televisão que um aluno de 15 anos matar um colega da mesma idade com um tiro foi uma fatalidade, algo está muito errado no planeta Terra. Parem que eu quero descer. Minha parada já passou, motorista!!

Não é fatalidade a situação do nosso sistema público. Não é nenhum acidente um garoto de 15 anos levar um revólver 38 na mochila para a escola; Não é fatalidade dois meninos brincarem com uma arma no estacionamento de uma instituição de ensino. Há culpados para isso tudo, professor e toda a população sabem quem são.

Talvez fatalidade tenha sido o disparo, tecnicamente falando. E diante da magnitude da tragédia o tiro acaba sendo um pormenor. Aliias, nem sei se o disparo foi mesmo acidental, porque pessoas me contaram que Érick e o colega que atirou estavam brincando de roleta russa. E brincar de roleta russa aos 15 anos na escola não é uma fatalidade.

P.S.: A montagem com as fotos acima foi feita por colegas e colocada na internet. Explico porque a imagem do garoto que morreu aparece, assim como seu nome, e o do que atirou, não. A lei impede que a imprensa publique imagem e nome de adolescentes para protegê-lo de uma situação de exposição, vexatória, risco ou ameaça, o que só faz sentido com quem continua vivo. A explicação me foi dada certa vez pelo juiz José Dantas, da Vara da Infância.

 


Abeane: Homem morto em Parnamirim havia assassinado o próprio pai

Em por Jacson Damasceno
Atualizado em 23 de abril às 14:38


Abeane (detalhe à esquerda) foi morto hoje em Parnamirim. À direita, foto do local em que ele matou o pai
Abeane (detalhe à esquerda) foi morto hoje em Parnamirim. À direita, foto do local em que ele matou o pai

Abeane Luiz Jorge Vale. É a identidade do homem assassinado na manhã de hoje em frente ao parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Ele foi morto dentro do carro dele, na frente da esposa. Foram mais de dez tiros de pistola .40, disparados por dois homens em motocicletas.

Abeane tornou-se conhecido pela crônica policial em março de 2013, quando matou o próprio pai a tiros, na rua Alberto Maranhão, no Tirol. O pai dele, chamado Abeane de Medeiros, por sua vez, havia assassinado a mãe dele em 1999. Em vingança, Abeane (o filho) cometeu o crime.

Abeane chegou a ser preso uma semana depois. Mas fugiu da cadeia em novembro do mesmo ano.

 


Ladrões assaltam casa na rua do Senzala

Em por Jacson Damasceno
Atualizado em 22 de abril às 23:58


Por volta das 18h30 de hoje uma quadrilha invadiu e assaltou uma residência no bairro de Capim Macio, na rua onde fica o Senzala.

A casa pertence a um inspetor da Polícia Rodoviária Federal. Os bandidos fugiram levando vários objetos e um veículo do tipo Nissan March. Até agora ninguém foi preso

A mulherada aí que não sabe o que é o Senzala, pergunta pro marido ou pro namorado que ele sabe.


Bandidos arrombam Banco do Brasil ao lado do batalhão de Parnamirim

Em por Jacson Damasceno
Atualizado em 22 de abril às 23:44


A praga do banco faz parede e meia com o batalhão, velho
A praga do banco faz parede e meia com o batalhão, velho

Eu fico incrível como às vezes a gente não fica sabendo dessas coisas. Mas também foi na madrugada do domingo. Ontem ainda foi feriado. Aí lascou. Passou no vazio.

Ainda bem que sempre aparece uma fonte generosa, de bom coração, para contar esses babados fortes.

Pois foi, senhoras e senhoras, bandidos arrombaram e roubaram o cofre da agência do Banco do Brasil de Parnamirim. Detalhe; o banco fica ao lado do 3º Batalhão. Nada mais, nada menos que o comando do policiamento da terceira maior cidade do estado, nossa querida Trampolim da Vitória.

Os caras fizeram como no BB de Ponta Negra e de Igapó. Arrombaram a agência pelos fundos, arrancando uma janela. Lá dentro utilizaram ferramentas para abrir o cofre e levar toda a grana.

Outro detalhe: a empresa de segurança chegou a visualizar em sua central, pelas câmeras, dois homens dentro da agência às 2h da manhã. O funcionário da empresa de vigilância acionou a PM, que NÃO CHEGOOOOOOU!! COMO ASSIIIIIIIIM??!!

Pera, pera. Vou tentar relembrar rápido. Os ladrões entraram no banco. O banco é do lado da PM. O vigilante chamou a PM. A PM demorou de chegar!! E os ladrão fugiram com a grana, velho!! Cacete. É oficial. Estamos lascados e eu pergunto: precisa a polícia entrar em greve pra gente viver no estado de total caos e falta de policiamento? Respondam mentalmente. Agora dêem um sorriso. Obrigado.

Antes de eu ir embora, vejam na foto o BB de Parnamirim. Este prédio coladinho com ela já é o 3º BPM. That’s all Folks!!

NOTA DO BLOG ATUALIZADA: Uma pessoa ligada ao sistema de segurança me ligou dizendo que os bandidos não levaram o dinheiro por conta do patrulheiro da empresa que chegou a tempo.

 


Aposentado que estava sumido é encontrado morto

Em por Jacson Damasceno
Atualizado em 22 de abril às 20:10


O aposentado estava desaparecido desde o dia 11
O aposentado estava desaparecido desde o dia 11

Foi encontrado na tarde de hoje o corpo do aposentado Antônio Solano de Almeida, de 71 anos. Ele estava desaparecido desde o dia 11, quando saiu de casa – em Capim Macio – e não voltou mais.

O corpo de Antônio foi achado por populares perto do morro de Nova Descoberta, em avançado estado de decomposição. Procurei me informar e hoje à tarde o Itep ainda fazer os exames para saber se ele foi vítima de violência ou teve morte natural.

Antônio havia saído de casa para pagar umas contas no shopping Via Direta. A identidade foi encontrada em dos bolsos da calça.

O sepultamento deve ocorrer amanhã pela manhã, no Morada da Paz.

 


Fim da greve da Polícia Militar

Em por Jacson Damasceno
Atualizado em 22 de abril às 17:41


Os policiais militares e bombeiros encerraram agora há pouco o movimento grevista iniciado na manhã de hoje.

Após mais de duas horas de reunião com o governo, as associações resolveram dar uma carta de crédito  Rosalba Ciarlini.

O projeto de promoção dos praças será enviado à Assembléia Legislativa e outras providências serão tomadas, como o concurso para o Corpo de Bombeiros e a nomeação de concursados da Polícia Civil.

A greve teve uma adesão gigante, mas felizmente nenhuma ocorrência de vulto foi registrada em Natal ou no interior.

O que teve muito foi boato. Muita besteira pra encher a cabeça do povo.


Apavorante

Em por Jacson Damasceno
Atualizado em 22 de abril às 17:30


Hoje de tarde saí da TV para ir ao médico e não vi nenhuma viatura da PM nas ruas.

Exatamente como todos os dias…