Educação divulga nota sobre morte de estudante

Em por Ricardo Rosado
Atualizado em 24 de abril às 10:59


A Secretaria de Educação do RN divulgou nota onde relata as providências que vem adotando a respeito da morte do aluno numa escola estadual em Natal.

Abaixo, a íntegra a nota:

NOTA À IMPRENSA

A Secretaria de Estado da Educação vem a público informar que desde a tarde desta quarta-feira (23), a equipe da 1ª Diretoria Regional de Educação – DIRED, responsável pelas escolas de Natal, está acompanhando de perto e dando suporte aos gestores da Escola Estadual Raimundo Soares, na Zona Oeste, onde ocorreu o lamentável acidente com arma de fogo que acabou vitimando o estudante Erick Pontes.

A equipe da secretaria também está auxiliando a família da vitima, colaborando com o que é possível para minimizar a dor nesse momento de perda.

A SEEC se solidariza com os familiares e a comunidade escolar, lamentando o que considera ser uma fatalidade, vez que os estudantes eram amigos, não tinham histórico de envolvimento com gangues, torcidas organizadas ou drogas e, segundo todos os relatos, estariam brincando com a arma.

A secretaria informa ainda que possui um Núcleo de Educação para a Paz nas Escolas, responsável pelas ações de prevenção às violências nas unidades escolares, em conjunto com o PROERD, a Ronda Escolar e o programa RN Vida, que tem auxiliado gestores e professores de todo o Estado, principalmente nas áreas de risco, a lidar e prevenir situações de violência.

Uma dessas equipes, da Ronda Escolar, estava na Escola Estadual Raimundo Soares momentos antes do ocorrido, realizando patrulhamento de rotina, quando recebeu o chamado de uma escola vizinha. Nesse meio tempo em que se deslocaram para a outra unidade, os policiais acabaram por não presenciar o fato.

Tanto a Secretaria de Estado da Educação como as equipes do PROERD e Ronda Escolar continuarão acompanhando e auxiliando os envolvidos nessa fatalidade, definindo agora as medidas que serão tomadas, em conjunto com a direção da escola, a partir do que aconteceu.

Ações de prevenção às violências e conscientização dos alunos, assim como o chamamento das famílias para contribuir com a escola nessas ações, continuarão sendo realizadas pela Secretaria, para que fatos lamentáveis como esse sejam evitados.

Natal, 24 de abril de 2014
Secretaria de Estado da Educação


Rosa Weber determina CPI exclusiva da Petrobras

Em por Ricardo Rosado
Atualizado em 24 de abril às 05:41


A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (23) que o Senado instale comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar exclusivamente a Petrobras.

Rosa Weber atendeu a pedido da oposição e rejeitou ação dos governistas, que propuseram investigações também nos contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, supostas irregularidades no Porto de Suape (PE) e suspeitas de fraudes em convênios com recursos da União, além das denúncias sobre a Petrobras.

A decisão foi tomada pela ministra ao analisar dois mandados de segurança.

No primeiro, parlamentares da oposição queriam garantir a instalação de uma CPI no Senado para investigar exclusivamente denúncias envolvendo a Petrobras. Para eles, a comissão não pode investigar vários temas diferentes ao mesmo tempo.

Governistas também entraram com mandado de segurança, pedindo uma definição da Corte sobre o que é “fato determinado” para criação de CPI.

O mandado foi protocolado pela senadora Ana Rita (PT-ES), que pediu uma definição do STF sobre o tema, para que não pairem dúvidas sobre a matéria.

De acordo com a senadora, o mandado tem por objetivo esclarecer uma questão de ordem da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) sobre o pedido de criação de CPI feito pela oposição, com quatro “fatos determinados”.

O impasse sobre a criação da comissão ficou em torno de dois requerimentos para criação de CPIs, apresentados ao Senado.

O primeiro, pelos partidos de oposição, que pedem a investigação de denúncias envolvendo a Petrobras como a compra da Refinaria de Pasadena (EUA); o segundo, apresentado por partidos da base governista, mais abrangente, que propõe investigações também nos contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, supostas irregularidades no porto de Suape (PE) e suspeitas de fraudes em convênios com recursos da União, além das denúncias sobre a Petrobras.

O posicionamento de Rosa Weber vale até decisão final do plenário.

Deu na Agência Brasil


Entenda os principais pontos do Marco Civil da Internet

Em por Ricardo Rosado
Atualizado em 24 de abril às 05:33


O Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira, 22, o Marco Civil da Internet e o projeto segue agora para sanção da presidência.

Mesmo com o esforço da oposição para ganhar tempo e discutir ajustes no projeto aprovado na Câmara dos Deputados há menos de um mês, a base aliada se impôs à minoria.

Com a aprovação, a presidente Dilma Rousseff terá a chance de apresentar o marco regulatório no Net Mundial, evento internacional que trata da governança da internet e acontece nesta semana, em São Paulo.

Confira os principais pontos estabelecidos pelo Marco Civil da Internet:

NEUTRALIDADE DA REDE
O projeto regulamenta que o tráfego de pacotes de dados não pode favorecer certos tipos de serviço. Não deve haver limite de velocidade (caso o usuário baixe muitos vídeos, a velocidade não pode ser diminuída, por exemplo) e nem censura de conteúdo.

PRIVACIDADE
Com a aprovação do Marco Civil, fotos e textos de redes sociais inativas deverão ser efetivamente excluídos, o monitoramento massivo tornara-se ilegal e será exigida uma autorização prévia do usuário para a venda de informações.

RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL
O provedor não será mais responsável por qualquer conteúdo publicado pelo internauta. Entretanto, para removê-lo, será necessária uma ação judicial.

PUNIÇÕES
O Marco Civil estabelece punição criminal, civil e administrativa para o caso de quebra de sigilo, além de indenizar usuários cujos direitos sejam violados.

Deu na ProXXIma


Segurança e inflação são os temas mais reprovados

Em por Ricardo Rosado
Atualizado em 24 de abril às 05:20


Segurança foi o tema com maior reprovação, já que 70% avaliaram como péssima ou ruim.

Em segundo lugar, com 66,06%, vem Custo de Vida, seguido por situação de Vias Públicas com 65,24%.

Para 64% dos internautas a Saúde está na sala da emergência. Entre os índices com maior descontentamento, Transporte Público aparece na quinta colocação com 58,51%. Educação, Limpeza e Barulho também foram avaliados por mais da metade dos usuários como péssimo ou ruim.

Lazer com 46,04% ficou abaixo dessa margem.

Além de votar, o MyFunCity permite ao usuário comentar ou mandar fotos. Tudo é registrado em tempo real.

A partir de agora, o aplicativa divulgará quinzenalmente esse estudo público para que todos possam ter uma referência deste termômetro.


Brasileiro reprova os serviços públicos, mas diz que vive bem

Em por Ricardo Rosado
Atualizado em 24 de abril às 05:19


fun2-300x291Eterno otimista, o cidadão brasileiro reprova todos os serviços públicos à sua disposição.

Mas garante ainda viver bem.

Esse é o resultado do relatório de tendências de abril obtido após pesquisa realizada pelo aplicativo MyFunCity.

Premiado pela ONU, o app é uma plataforma digital que visa ampliar a voz da população do País, especialmente os que habitam grandes metrópoles.

Disponível gratuitamente para usuários de smartphones (Android e iOS) ou via Web, o MyFunCity propõe que o cidadão avalie os serviços públicos, provoque as autoridades e políticos e mude  o Brasil pela sua força coletiva.

Internautas de várias regiões do País mandaram o seu recado e os dados colhidos entre os dias 1º e 20 de abril mostram que 58,09% dos brasileiros estão satisfeitos com sua vida pessoal.

Foi o único dos dez itens com resultado positivo.

Deu no Blog do Adonis


O “lesado” da Copa

Em por Ricardo Rosado
Atualizado em 24 de abril às 05:10


As obras de mobilidade que não acabam nunca.

A calçada interminável de Ponta Negra.

O viaduto do Baldo interditado e o trânsito caótico.

O povo de Natal deve ser o tal do “lesado” da Copa.


Secretário de Segurança fala para a Assembleia

Em por Ricardo Rosado
Atualizado em 23 de abril às 15:59


O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed), Eliézer Girão Monteiro Filho atendeu convite dos deputados e fez hoje (23), no plenário da Casa, uma prestação de contas da sua gestão, iniciada no mês passado.

O secretário admitiu os problemas em diversos campos da segurança pública e disse que apesar de ainda não ter tido o tempo de executar o trabalho que planejou para a pasta, todas as suas solicitações estavam sendo atendidas pelo governo.

Eliézer falou sobre a paralisação dos PMs ontem, e dos projetos de combate à violência. Reforço do efetivo para a Copa, novas convocações e aquisição de novos equipamentos, entre outros, também foram questionados pelos parlamentares.

“Nossa equipe ainda está resolvendo problemas anteriores. Consegui fazer pouco dos planejamentos que elaboramos”, admitiu. O secretário disse que uma das prioridades é o fator humano, como a promoção dos praças.

O auxiliar do governo disse que sua gestão teve dois focos imediatos: a obtenção de recursos para dar contrapartida do Estado ao projeto Brasil Mais Seguro, do governo federal e a elaboração da matriz de responsabilidades do RN para a Copa.

Fonte: Assessoria


Profissão de Agente de Viagem é reconhecida em todo o Brasil

Em por Ricardo Rosado
Atualizado em 23 de abril às 15:08


foto-2HarabelloObservação do Fator RRH:

A Presidente da ABAV-RN, Diassis Holanda, foi encarregada pela ABAV Nacional em levar ao Deputado Henrique Eduardo Alves o pleito para a criação da profissão de Agente de Viagem no Brasil, aprovado ontem pela Câmara Federal.

A reunião foi no dia 17 de março e 35 dias o deputado levou o assunto para a pauta da Câmara e aprovou a solicitação de 16 mil agências de viagem de todo o país.

No Instagram, o empresário Carlos Rosado de Holanda, da Harabello Turismo, agradeceu o empenho do deputado potiguar.


Tropas federais para a eleição de Mossoró

Em por Ricardo Rosado
Atualizado em 23 de abril às 12:07


Deu no Portalnoar

Por Leonardo Dantas

A incerteza no movimento grevista das polícias Civil e Militar no Rio Grande do Norte gerou receio nos juízes eleitorais de Mossoró, que solicitaram ao Tribunal Regional Eleitoral, na terça-feira (22), o envio de “pedido de disponibilização de Tropa Federal” para acompanhar a eleição municipal suplementar, no dia 4 de maio.

Os grevistas suspenderam a paralisação ainda na terça-feira, após 12 horas de greve e negociação com o Governo do Estado. Contudo, os juízes da 33ª e 34ª zonas eleitorais, José Herval Sampaio Júnior e Ana Clarisse Arruda não estão seguros com a atual situação da Segurança Pública no Estado.

No ofício conjunto, os magistrados solicitam “que seja encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral, com a máxima urgência pedido de disponibilização de Tropa Federal”.

Como argumento, consta ainda no documento, “o pleito se justifica pelo fato de que há uma paralisação iminente da tropa da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, responsável pelo policiamento ostensivo, (…) sendo confirmada a sobredita paralisação e a sua extensão até o dia do pleito, poderá haver grave comprometimento da ordem pública em face da grande movimentação de eleitores no município”.

Outro motivo de preocupação externado no ofício diz respeito ao atual clima encontrado na cidade por causa da eleição. “(…) é sabido que a Nova Eleição neste Município está se desenvolvendo em clima de intensa rivalidade entre os grupos que disputam, o que pode vir a gerar conflitos entre militantes e simpatizantes, ou mesmo entre eleitores, na véspera e dia do pleito, o que reforça a necessidade da atuação preventiva dos Juízes responsáveis pela Eleição, em antecipar eventuais problemas de policiamento, garantindo, assim que seja disponibilizada a força policial necessária para manutenção da regularidade e normalidade da votação”.


Show de Chrystal no Teatro Riachuelo

Em por Ricardo Rosado
Atualizado em 23 de abril às 12:00


Khrystal. Foto_Giovanna HackradtDepois de emocionar milhares de brasileiros num programa de televisão de veiculação nacional, a cantora/compositora potiguar Khrystal faz seu primeiro grande show em solo papa-jerimum.

A apresentação de Dois Tempos – título do seu trabalho mais recente – acontece dia 02/05, às 21h, no Teatro Riachuelo. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro e no site www.ingressorapido.com.br.

No repertório, estarão músicas de Dois Tempos, 2º CD da artista, e canções de Geraldo Azevedo, Alceu Valença e do potiguar Severino Ramos.

Além disso, Khrystal fará um bis das músicas que interpretou de maneira visceral no reality show “The Voice Brasil”: “Morô” (composição própria) e “A Carne” (Seu Jorge/Marcelo Yuka/Ulisses Capelletti).

À banda base que sempre acompanha a cantora, se unirá um naipe de sopros comandado por Gilberto Cabral e o sanfoneiro Bruno Cirino, que gravou todas as sanfonas do disco.

Para Khrystal, será o momento de mostrar aos conterrâneos o que aconteceu com ela e como ela está depois da participação no reality, num show que será o mais importante desde que voltou a pisar em paragens potiguares.

Fonte e foto: Assessoria