Projeto de aluno do IFRN foi selecionado pelo Governo Federal

Em por Javu Silva - CREF 003285-G/RN
Atualizado em 25 de novembro às 09:22


Através do Ministério do Esporte, proposta vai levar esporte para crianças dos bairros Cidade Alta, Rocas, Mãe Luíza e Alecrim

Por: Assessoria de Comunicação Social e Eventos – Reitoria | IFRN

Foto: Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Reitoria | IFRN
Foto: Assessoria de Comunicação Social e Eventos – Reitoria | IFRN

Sempre envolvido com atividades e projetos ligados às atividades físicas, o aluno do curso de Gestão Desportiva e de Lazer Genildson de Oliveira Silva criou o projeto ‘Cidade do Brincar: Praticando Esporte para Cidadania’, com a orientação da professora Kadydja Karla Nascimento Chagas. A proposta era submeter a ideia à seleção nacional realizada pelo Governo Federal.

Hoje (24), o graduando do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN recebeu a notícia que o seu projeto foi um dos 3 selecionados no Rio Grande do Norte para ser contemplado pelo Programa Brincando com Esporte, do Ministério do Esporte. “Eu venho seguindo uma linha de projetos de Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Como participei de cursos em comunidades sempre pensei em criar o meu próprio programa. O principal objetivo do projeto ao ser criado era democratizar o esporte e o lazer e oferta-los para as crianças e adolescentes”, disse Genildson.

A partir de dezembro, o Cidade do Brincar ganhará vida, começando pela seleção de 400 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, residentes dos bairros Cidade Alta, Rocas, Mãe Luiza e Alecrim – regiões próximas ao campus – que terão a chance de estarem inseridas em um mundo de brincadeiras, arte, cultura e esportes. As atividades, que terão duração de um mês contando a partir do dia 2 de janeiro de 2017, serão executadas por equipes que serão subdividas em núcleos e formadas por pessoas que estudam ou são capacitadas nas áreas de esporte e lazer.

O cronograma de atividades já está montado, as crianças e adolescentes inscritas no projeto poderão usar do esporte e das brincadeiras como ferramenta de desenvolvimento de seus saberes pessoais, cognitivos e sociais. As turmas poderão praticar esportes de aventura dentro da escola – com instrutores de slackline e de escalada em parede – jogos de mesa, populares, dança e alongamento, além de entrarem em contato com o lado cultural através do Museu de Brinquedo e do Trem, ambos situados em unidade do Campus Cidade Alta.

Para ser selecionado, o ‘Cidade de Brincar: Praticando Esporte com Cidadania’ passou por um processo seletivo concorrendo com projetos inscritos por Universidades, Institutos Federais e escolas de todo o Brasil. A primeira etapa teve participação fundamental do Campus Natal-Cidade Alta, que precisou comprovar sua situação orçamentária com o Governo. Logo em seguida, o projeto técnico foi submetido à análise, já informando seus objetivos, critérios, orçamento e cronograma.

“Com a divulgação do resultado senti muita alegria. Minha expectativa é que possa iniciar o ano com o pé direito, junto com o Campus. Em janeiro, colocaremos em prática um projeto como esse, com suporte do Governo Federal. Estou muito feliz”, finalizou o estudante de graduação.

5Fitness – Confira também esse e outros assuntos em nossas redes sociais: Instagram e Twitter: @javusilva ou pelo telefone: (+55084) 9.9833.3231 (Tim / WhatsApp) e 9.8835.3331 (Oi). Mande suas duvidas e sugestões em nosso e-mail: javusier@yahoo.com.br e javusier@gmail.com


Comentários

Deixar uma Resposta